Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Bacalhau à brás


Um clássico das cozinhas portuguesas! Lá em casa, não é que faça com muita regularidade mas quando faço gostamos muito. Todos. "Rapamos" o prato todo. 
Aqui fica a sugestão, não com batatas palha, do pacote (porque ninguém aprecia muito essa versão lá em casa) mas com as batatas fritas aos cubos (batatas a sério, sem ser pré congeladas). Estamos a falar, portanto, da versão um bocadinho mais demorada mas com resultados francamente melhores, a meu ver.

Ingredientes:
500gr de bacalhau demolhado
6 batatas médias, lavadas, descascadas e cortadas aos cubos
4 ovos azeite q.b
2 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
sal q.b
salsa q.b

Começa-se por fritar as batatas. 
Entretanto, num tacho coloca-se o azeite, os alhos e a folha de louro. Quando estiver a "crepitar" juntar o bacalhau já desfiado.Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando. Retificar de sal.Quando as batatas estiveres fritas e devidamente escorridas, juntar ao bacalhau. Envolver. 
Bater os 4 ovos e adicioná-los também ao bacalhau com as batatas e deixar cozinhar os ovos, envolvendo-os e mexendo sempre.
Decorar com salsa e azeitonas.

5 comentários:

cozinha100segredos disse...

Aqui passa-se o mesmo, adoramos bacalhau à Brás mas tem de ser com batata frita normal senão nada feito! Esse está com um aspecto fantástico e eu não só rapava como ainda lambia o prato! Beijinhos

Coffee Break disse...

Por acaso estive para escrever "lambia" porque foi o que me veio à cabeça....mas depois achei "forte" e preferi "rapar o prato". Mas pode-se ler também "lambia o prato".
Bjs
Ana

O Cantinho dos Gulosos disse...

um dos meus pratos preferidos, adoro.

O Cantinho dos Gulosos

Joana disse...

É dos meus pratos preferidos!
Ficou lindo.
Um beijinho

Avelã disse...

Eu também prefiro a versão feita de raíz! A tua parece-me muito bem :)