Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de março de 2014

Uma sugestão para os lanches do fim de semana


Já não é a primeira vez que faço este pão e digo-vos é das melhores receitas de pão tipo "pão de leite" que faço. Normalmente preparo-a à sexta feira à noite e faço-o ao sábado à tarde ou ao domingo de manhã. É mesmo muito  bom e mantém-se fresco e fofo durante vários dias dias.
A primeira vez que vi esta receita foi aqui, um blog que recomendo. Tem receitas maravilhosas.


Ingredientes: 


12 A 48 H antes:(preparar a massa gelatinizada)

Massa Gelatinizada:
50 g de farinha T55
40 g de água a ferver



Preparar a massa gelatinizada:
Numa recipiente, misturar os ingredientes da massa gelatinizada. Formar uma bola e envolver o recipiente em película aderente. Reservar no frigorífico cerca de 12 a 48h. 


Pão de Leite:

40g de açucar amarelo
10g de leite em pó
240g de farinha T55
1 colher de café de sal
5 g de fermento de padeiro
1 gema de ovo
120g de leite
30g de manteiga amolecida (eu amoleci no microondas)
1 gema de ovo para pincelar

Preparar o pão de leite:

Na  Bimby: Colocar no copo o leite, o açúcar, o fermento, a gema, o leite em pó e programe 20seg/Vel 2. De seguida adicione a farinha, o sal e programe 2min/Vel espiga. 
        Juntar a massa gelatinizada e programar 5min/Vel espiga. De seguida, a manteiga e programar 6min/Vel espiga . Formar uma bola e reservar num recipiente tapado cerca de 1h ou até dobrar de volume.


       Colocar a massa na bancada e amassar. Dividir em 4 partes iguais.Estender com o rolo cada parte, dando-lhe uma forma o mais rectangular possível.Enrolar cada uma dessas partes e colocar os rolos uns atrás dos outros, numa forma de bolo inglês (eu forrei com papel vegetal). Deixar levedar mais uma hora. 

Ligar o forno a 180º  para ir aquecendo e entretanto pincelar o pão com gema de ovo diluída num bocadinho (pouco) de leite. Vai ao forno até estar cozido (fazer o teste do palito, mas são cerca de 20 minutos)

Sem comentários: