Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de março de 2014

Mil Folhas


 Tem andado muito na blogosfera esta sobremesa. Fiquei tentada a fazê-la, assim que a vi, mas ainda levei algum tempo a concretizar a tarefa. Encarei-a mais como um desafio do que uma tentação ou gula. Não correu nada mal. Nem de aspecto nem de sabor. Correu mesmo muito bem. Só publiquei agora mas já a fiz há cerca de duas semanas.


 Ingredientes:

1 bases de massa folhada rectangular 
 400 gramas de leite meio gordo 
 160 gramas de açúcar
 3 ovos + 1 gema 
 40 gramas de farinha Maisena
 2 colheres de chá de aroma de baunilha
 20 gr. de manteiga

Decoração:

 1 clara;
180 gramas de açúcar em pó
 2 colheres de chá de chocolate em pó 
 2 colheres de chá de água

Pré-aquecer o forno a 180°C. Cortar as massas folhadas, cortar ao meio, no sentido do maior comprimento e deixar de cima do papel vegetal que vem com a massa. Picar as massas com um garfo e levá-las ao forno até alourar. As minhas não foram todas de uma vez porque não cabiam; levei duas e depois a última.

Entretanto no copo da bimby colocar o leite, o açúcar, os ovos, a gema, a baunilha e a manteiga e programar 6 min/ vel 4 / 100º. Retirar para um recipiente e deixar arrefecer.

Preparar a decoração:
Colocar a clara num recipiente e bater com a ajuda de um garfo. Assim que começa a ficar esbranquiçada, vai-se juntando o açúcar em pó aos poucos sem parar de bater com o garfo, até ficar com a consistência necessária e reserve.

Para as riscas:
Retirar para um recipiente uma colher de sopa do creme branco da decoração e juntar o chocolate em pó e a água e misturar bem. Colocar num saco pasteleiro e reserve também.

Construção do Mil folhas:

Colocar por camadas a massa folhada virada com a parte mais lisa para cima. Barrar com um pouco do creme pasteleiro. repita a operação com a outra placa de massa folhada. Colocar a última placa (sem o creme pasteleiro por cima) e barrar as laterais com o resto creme.
Decore com o creme branco por cima da última placa e alise com a ajuda de uma espátula. Com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim com um palito, arraste-o levemente por cima do creme branco também no sentido de maior comprimento. Leve ao frigorífico.

Sem comentários: