Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Duas sugestões (doces) para o Natal


Já se respira natal. Não nas ruas, porque provavelmente não há dinheiro para as iluminar....mas já se falam em festas de natal, convívios de natal, os presépios nos bombeiros já começam a ganhar forma...enfim...começo a pensar que o "senhor" lá da Venezuela tem uma certa razão! Há que ter espírito!! 

E foi nesse espírito, que eu me lembrei no fim de semana passado, de ir preparando umas coisinhas para oferecer a quem eu acho que merece. Para que estas "guloseimas" fossem confeccionadas, muito contribuiu uma abóbora, já cortada e arranjadinha, que uma amiga me deu. Quem tem bons amigos tem que os estimar, já diziam "os antigos" e é bem verdade!

Para começar, um clássico, para acompanhar um belo requeijão de Seia ou simplesmente com umas tostas...

Doce de abóbora com Nozes
 (Receita bimby)



Ingredientes:

1,100kg de abóbora (usei a chamada abóbora porqueira)
600gr de açucar amarelo
1 pau de canela
Nozes q.b.

Preparação: 

 Dividir a quantidade da abóbora em duas partes e colocar no copo uma das partes, cerca de 500 a 600gr de abóbora e programar 5 seg/ vel 7. Em seguida retirar e reservar. Fazer a mesma operação com a restante abóbora, sendo que, depois de triturada, já não precisa de retirar esta do copo, junte-lhe a outra reservada, o açúcar e o pau de canela  e programe 30 min/ 100º / vel 1.
Quando acabar, retirar  pau de canela, triturar cerca de 10 seg e ir progressivamente até à vel 6. Juntar o miolo de noz e envolver com a espátula.
Colocar imediatamente em frascos devidamente esterelizados e de preferência com tampa metálica.


A segunda versão é para os amantes de sabores exóticos, como eu! Juntei côco! Devo dizer que resulta na perfeição!

Doce de abóbora e Côco
 (Receita bimby)

 Ingredientes:

1,200Kg de abóbora já arranjada e cortada aos cubos
600gr de açúcar amarelo
1 pau de canela
60gr de côco
Nozes q.b. (se quiserem, eu juntei em alguns frascos e também resulta muito bem)

Preparação:
O procedimento é o mesmo que no doce anterior, no entanto depois de terminar os 30minutos, colocar o côco e programar mais 5 minutos, 100º, vel 1. Depois sim, triturar da mesma forma: 10 seg até à vel 6. Colocar em frascos esterelizados e voilá!



1 comentário:

Catarina disse...

Por aqui também já se fizeram os presentes caseiros, falta apenas embrulhar e oferecer e por acaso um dos doces que vou dar é doce de abóbora.

beijinhos e boa semana