Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Compota de maçã e Vinho do Porto

Esta semana deram-me maçãs. Muitas. Daquelas selvagens e bastante perfumadas. Apesar de não terem aquele aspeto reluzente das que estão no supermercado e me terem dado bastante trabalho a arranjar, assim que as vi pensei logo em fazer uma compota. 


 Assim foi, depois de as lavar, descascar, retirar o que não se aproveitava, lá coloquei as maçãs no tacho com o açúcar e o pau de canela e deixei-as estar a cozinhar aproveitando assim o perfume que ia invadindo a casa.  Depois de estarem cozidas retirei o pau de canela e passeias-as com a varinha mágica. 
Foi nesta altura que me lembrei de dar um toque "diferente"  à compota e adicionei cerca de 20 a 30ml de Vinho do Porto. Ficou divinal. Sente-se o toque do vinho do Porto no paladar sem se tornar demasiado "alcoólica". Experimentem.

Ingredientes:
800gr de maçãs (peso final, isto é, já descascadas )
400gr de açúcar
1 pau de canela
20/30ml de Vinho do Porto

Colocar tudo ao lume com excepção do vinho do Porto. Deixar cozer até poder passar com a varinha. Voltar a colocar no lume e acrescentar o vinho do Porto. Ferve até fazer ponto estrada. Desliga-se e as restantes operações já sabem...colocar em frascos esterelizados e viá-los para baixo até fazer vácuo.

2 comentários:

O Cantinho da Sophia disse...

Esta compota deve estar uma delícia.
Beijinhos

Catarina disse...

Deve ter ficado divinal!!

beijinhos