Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

Curd de Limão

Andava mais uma vez com a minha cozinha cheia destes citrinos. Por um lado é bom porque me perfumam a cozinha com este aroma frutado, por outro porque também utilizo, muito nomeadamente em grelhados...mas mesmo assim eram muitos e na sua maioria enormes. Eram selvagens ou como se diz agora...biológicos. Acho que mais biológicos do que estes deve ser dificil.
Já tinha pensado que da próxima vez que me invadissem a cozinha, faria curd de limão. Já me têm passado tantas receitas "apetitosas" deste creme, pela vista, que resolvi tentar a sorte. Acho que não me saí mal. Deu para dois frascos...que já estão devidamente fechados no frigorifico.

Ingredientes:
200ml de sumo de limão
Raspa de 1 limão grande
180gr de açucar
3 ovos
80gr de manteiga derretida
1 colher de sobremesa de farinha maisena

Numa taça bater as gemas com o açucar. Juntar o sumo e a raspa de limão. Bater novamente. Por fim juntar a maisena e a manteiga derretida. No fim disto tudo bem batido levar ao lume brando num tacho e mexer sempre, para não criar grumos por causa da maisena. Quando engrossar e formar um creme uniforme, desligar.
Colocar em frascos esterelizados, fechá-los e virá-los para baixo para criar vácuo (como se faz com as compotas). Levar ao frigorifico assim que arrefecer.
Podem usar como recheio de bolos, cobertura de bolos, recheio de scones,etc

Sem comentários: