Powered By Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

Almôndegas

De vez em quando lá em casa há a semana da "carne picada". Tem um pouco a ver com os horários do A.. A carne picada permite alguma versatalidade na planificação das refeições alternada com o peixe e com o tempo disponivel para confeccionar o jantar. Este prato não é desta semana, pois não estamos na chamada semana da carne picada, mas fica a sugestão.

Normalmente compro cerca de 2kg de carne picada e faço almondegas e hamburguers para congelar e até um rolo de carne recheado com queijo e fiambre, já pronto a ir ao forno. À carne picada no seu todo, tempero-a com alho picado, coloco cerca de 2 a 3 ovos e pão ralado q.b. até ligar a carne. Não coloco sal. Só quando a vou cozinhar. Depois faço as bolinhas, no caso das almondegas, e os hamburguers com um molde próprio que tenho da tuperware e o rolo de carne já enroladinho com o queijo e o fiambre. Depois congelo. Os hamburgueres individualmente para se tornar mais fácil de descongelar, as almondegas em tuperwares por quantidade/refeição e o rolo direitinho embrulhado em papel vegetal e dentro de um saco plástico grosso próprio para congelação.


Ingredientes: (para 4 pessoas)


600-700gr de carne picada

1 ovo

alho picado q.b.

pão ralado q.b.

sal q.b.


Envolve-se tudo e formam-se as bolinhas. Num tacho coloca-se azeite, alho, cebola picada,tomate e uma folha de louro. Deixa-se quebrar e juntam-se as almondegas. Deixam-se cozinhar e agora sim, junta-se o sal. Quando estiverem quase prontas podem juntar um pouco de vinho branco. Eu prefeiro o molho mais denso e não "aguado" por isso não se devem acrescentar muitos líquidos à confeção da carne. A própria carne, por si só, já larga algum liquido.

Por fim pode-se acompanhar com arroz branco, com esparguete ou até puré de batata e alguma verdura que faz sempre falta e que deve ser obrigatória em todas as refeições. Para miúdos e graúdos!

Sem comentários: