Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bolinhos de Azeite



Andei a arrumar as minhas "tralhas" das receitas. Algumas deitei fora outras foram uma agradável surpresa! Foi o caso destes bolos de azeite, escritos num papel à mão, portanto perdoe-me a autora(!), mas muito parecidos com uns que a minha avó fazia! Bem e se eles rendem....

Já os fiz no Fim-de-semana e guardei-os dentro de uma lata própria para se conservarem. Os que ainda sobram estão como no primeiro dia. Tal e qual como os da minha avó....


Ingredientes:


1Kg de farinha( eu nao usei 1 kg porque achei muito e pensei que ficassem secos, usei talvez umas 800gr)


2 chávenas de açúcar


1 chávena de azeite


uma colher de chá de canela


4 ovos


1 colher de chá de fermento


raspa de 1/2 limão


1 gema de ovo para pincelar



Numa taça juntar os ovos e o açucar. Bater bem. Em seguida juntar o azeite, a raspa de limão e a canela. Continuar a bater bem até estar bem envolvido.

Depois juntar o fermento e a farinha aos poucos e mexer até a massa estar moldável. É aqui que se vê que 1 kg de farinha é muito . Quando a massa estiver moldável fazer bolinhas e colocar num tabuleiro para levar ao forno. Pincelar as bolinhas com gema de ovo. Não se preocupem em achatar as bolinhas que elas próprias com o calor do forno ganham a forma mais achatada. Retirar do forno quando estiverem lourinhos.

Sem comentários: