Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fim-de-semana



Este fim-de-semana cozinhei pouco! Quase nada mesmo! Estive doente. É o que dá andar ao sol. Começou na garganta e no domingo toda eu me resumia a lenços de papel e nariz. A cabeça pesava certamente 2 toneladas! Ben-u-rons era quantos houvesse mas...nada! Então tive que me socorrer da mãe e da sogra. No Sábado de manhã ainda arranjei forças para levar as crianças à aula de natação mas a partir da hora de almoço foi o caos!

Bom , as imagens são da autoria da mãe. São as sobremesas de Domingo. Um mimo de côco e farófias!

Ainda me lembro da primeira vez que comi farófias: eu devia ter a idade da minha filha M. e foi num jantar de agradecimento que os donos do Nicola (na altura restaurante também) ofereceram ao meu pai, porque ele tinha sido o instrutor da esposa e ela tinha acabado de tirar a carta de condução! Não me perguntem o que foi a ementa! Mas das farófias eu lembro-me.!


Mimo de côco:


Ingredientes:


250gr de côco ralado

400gr de açucar (a minha mãe colocou menos)

4 gemas

4 ovos inteiros

raspa de meio limão

margarina para untar a forma


Num tachinho misture o açucar com 2dl de água e leve ao lume. Deixe ferver durante 5 minutos. Junte depois a raspa de limão, as gemas e os ovos inteiros. Mexa tudo bem para ligar. Unte a forma com margarina e polvilhe com côco.

Leve a cozer em forno médio e em banho-maria durante cerca de 45 minutos, vigiando de modo a não ficar tostado por cima. Depois de cozido tire do forno e deixe arrefecer dentro do banho-maria.



Farófias


Ingredientes:

1 litro de leite

4 ovos

150g de açucar

1 limão

1 colher de sobremesa de farinha maizena

1 pau de canela

canela em pó q.b.


Bater as claras em castelo e quando estiverem bem firmes junte uma colher de açucar e bata mais um pouco. Leve ao lume um tachinho com um pouco de leite, um pau de canela e uma casca fina de limão. Assim que o leite levantar fervura, baixa-se o lume e deita-se com cuidado 1 ou 2 colheradas de claras em castelo e vai-se virando com cuidado até cozerem. (é rápido!)

No fim de cozidas retiram-se com uma escumadeira e colocam-se a escorrer em cima de papel absorvente; só depois é que se passam para a taça onde vão ficar.


O Creme:

Mistura-se o açucar com a maizena e as gemas batidas. Adicione o leite que reservou e não utilizou a cozer as farófias. Retire do lume o leite onde cozeu as farófias e junte ao preparado anterior. Leve ao lume até engrosaar mas sem deixar ferver.

Deixar arrefecer e colocar por cima das farófias. Polvilhar com canela.

Sem comentários: