Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2011

Caixinhas de fiambre

Uma amiga convidou-nos para passar lá por casa no final da tarde de Domingo. E assim foi! É claro que não ia aparecer de mãos a abanar e lembrei-me destas caixinhas que eu já fiz n vezes e com vários recheios e até já experimentei com massa filo. Ficam sempre bem devo dizer, seja lá com o que for! Nunca ouvi queixas e eu pessoalmente também as acho uma boa solução para um lanche. A receita original é da Mafalda Pinto Leite.


Ingredientes: (para 6 caixinhas)

6 fatias de pão de forma sem codôa

Fiambre cortado as bocadinhos

Bacon também cortado aos bocadinhos

6 ovos

alho picado

azeite q.b.


Coloca-se o azeite e o alho a refogar; juntam-se o fiambre e o bacon: deixa-se estar um pouco até ficarem com cor e adquirirem o sabor do alho com o azeite.

Entretanto, com um rolo da massa esticam-se as fatias de pão de forma, não muito para não "rasgar". Colocam-se a forrar as forminhas de alumínio; em cima do pão põe-se o fiambre com o bacon. Não se pode encher muito, porque para "tapar" as caixinhas temos que abrir um ovo e com muito cuidado colocá-lo por cima, de forma a não desperdiçar clara. Aconselho vivamente a fazer esta operação já com as formas em cima do tabuleiro que vai ao forno de preferência forrado com papel vegetal.

Em seguida vão cerca de 10 minutos ao forno até tostar. Depois retira-se das formas e já está.




Sem comentários: