Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nuvem de frutos vermelhos


Esta sobremesa foi inspirada numa receita da Mafalda Pinto Leite, mas readaptada porque normalmente, em muitas das receitas que faço, altero sempre qualquer coisa das originais, seja para lhe dar um toque pessoal seja porque há determinados ingredientes que eu sei que não têm uma boa aceitação cá em casa.
No entanto, esta receita resula numa sobremesa muito fresca e ao contrário do que possa parecer, nada doce.
Ingredientes:
  • Um pão-de-ló de compra (daqueles do hiper)
  • Uma embalagem de queijo mascarpone
  • 2 iogurtes gregos
  • uma embalagem de frutos silvestres congelados
  • um frasco de compota de frutos silvestres, mas atenção: a compota tem que ser praticamente de fruta esmagada ou seja não pode ser daquelas quase geleia, temos que encontrar a fruta lá dento, uma espécie de compota em puré de fruta).
  • uma embalagem de framboesas frescas, se conseguirem encontrar.

Procedimento:

Bate-se o queijo com os 2 iogurtes gregos. Se quiser pode colocar uma colher de café de açucar baunilhado ( só para lhe dar aroma) senão não precisa de pôr açúcar porque o iogurte já é açucarado. Reserve.

Corta-se o pão-de-ló às fatias e coloca-se a forrar o fundo de um pirex (convém ser transparente para se poder ver as camadas); Prensa-se com as mãos as fatias. Por cima põe-se uma camada do queijo batido com o iogurte; de seguida, a compota espalhada ; em cima da compota, uns frutos silvestres já descongelados.

Repete-se a operação toda, terminando com uma camada da mistura do queijo batido com o iogurte. A ideia é fazer tantas camadas quanto o pirex levar.

No topo colocam-se então as framboesas frescas.


Sem comentários: